Nesta manhã (26.02.2013) a Fundação Dorina Nowill realizou um evento sobre acessibilidade e atendimento e o blog Eventos & Turismo estava lá para ver as novidades.
Foto da Sra Dorina Nowill e logotipo da Fundação |
A Fundação Dorina Nowill trabalha 66 anos com inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. A organização sem fins lucrativos realiza produções de livros em braille e já ajudou mais de 17.000 pessoas em atendimento em serviços clínicos de visão subnormal, reabilitação e educação especial.
Preocupados com a questão de acessibilidade e atendimento para as pessoas com deficiência a Fundação Dorina Nowill realizou pela manhã o evento "Soluções em Acessibilidade - Como se preparar para atender pessoas com deficiência".
O evento foi composto por duas palestras ministradas e uma visita técnica pela fundação.
A primeira palestra "Acessibilidade no meio hoteleiro" foi ministrada por Robson Gonzales -arquiteto e especialista em acessibilidade. Robson destacou pontos bem interessantes sobre alguns absurdos presentes em edifícios públicos e meios de hospedagem como mostram os exemplos abaixo.
Foto mostra absurdos como faixa reservada para pessoas com deficiência com um poste no meio e vaga para estacionamento com um cavalete bloqueando a mesma. |
Banheiro para pessoas com deficiência e um vaso de plantas bloqueando o acesso |
O palestrante Robson Gonzales mostrando os erros e acertos atuais na hotelaria sobre acessibilidade |
Outro aspecto abordado na palestra de Robson é que os ambientes adaptados podem e devem ser bonitos, isso reflete o bem estar de quem frequenta seja a pessoas com deficiência ou não. Além disso Robson apresentou algumas Leis que regulamentam a necessidade de ambientes como hotéis e restaurantes terem áreas adaptadas.
Banheiro Universal adaptado para pessoas com deficiência |
Eliana trouxe a plateia de forma bem descontraída dicas de como se deve portar diante de uma pessoa com deficiência, ela ressaltou que a primeira coisa a ser feita é perder o medo dessas pessoas, ela indagou que a melhor maneira é simplesmente perguntar se a pessoa precisa de ajuda e como podemos ajudá-la.
Palestrante - Eliana Cunha e dicas importantes sobre atendimento para pessoas com deficiência |
Eliana informou que a adequação dos espaços e o atendimento são fundamentais para que as pessoas com deficiência possam interagir mais com a sociedade e que a capacitação dos profissionais em atendimento é fundamental para o sucesso de algumas ações.
A seguir algumas dicas de relacionamento com pessoas com deficiência:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA (Comunicação)
- Acene ou toque levemente o braço da pessoa para iniciar uma conversa;
- Fale de frente para a pessoa possibilitando uma leitura labial;
- Se tiver com dificuldade de entender a pessoa comunique para a mesma.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- Aja naturalmente ao dirigir-se a pessoa;
- Trate-a com respeito e consideração, respeitando sua idade;
- Não superproteja-a;
- Ajude apenas quando ela o solicitar.
DEFICIÊNCIA VISUAL
- Sempre que abordar a pessoa, identifique-se;
- Utilize termos como ver e olhar naturalmente;
- Antes de se retirar do ambiente avise a pessoa;
- Não é necessário falar alto.
Em relação ao cão guia devemos seguir as seguintes dicas: Não distraia, nem alimente e nem acaricie um cão guia, o mesmo está trabalhando. Um cão guia trabalha até dos 12 anos deidade depois ele se aposenta.
Para conhecer o maravilhoso trabalho da FUNDAÇÃO DORINA NOWILL acesso o site:
http://www.fundacaodorina.org.br/quem-somos/a-fundacao-dorina/
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