terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL REALIZA PALESTRA SOBRE ACESSIBILIDADE E ATENDIMENTO

Nesta manhã (26.02.2013) a Fundação Dorina Nowill realizou um evento sobre acessibilidade e atendimento e o blog Eventos & Turismo estava lá para ver as novidades.

Foto da Sra Dorina Nowill  e logotipo da Fundação
A Fundação Dorina Nowill trabalha 66 anos com inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. A organização sem fins lucrativos realiza produções de livros em braille e já ajudou mais de 17.000 pessoas em atendimento em serviços clínicos de visão subnormal, reabilitação e educação especial.

Preocupados com a questão de acessibilidade e atendimento para as pessoas com deficiência a Fundação Dorina Nowill realizou pela manhã o evento  "Soluções em Acessibilidade - Como se preparar para atender pessoas com deficiência". 

O evento foi composto por duas palestras ministradas e uma visita técnica pela fundação.

A primeira palestra  "Acessibilidade no meio hoteleiro" foi ministrada por Robson Gonzales -arquiteto e especialista em acessibilidade. Robson destacou pontos bem interessantes sobre alguns absurdos presentes em edifícios públicos e meios de hospedagem como mostram os exemplos abaixo.

Foto mostra absurdos como faixa reservada para pessoas com deficiência com um poste no meio e vaga para estacionamento com um cavalete bloqueando a mesma.

Banheiro para pessoas com deficiência e um vaso de plantas bloqueando o acesso

O palestrante Robson Gonzales mostrando os erros e acertos atuais na hotelaria sobre acessibilidade

Na palestra Robson destacou que projetos para acessibilidade não podem ser encarados como gastos e sim como investimentos, segundo Robson temos um mercado grande, no último censo de 2012 apontou que no Brasil existem 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, isso representa cerca de 24% da população.

Outro aspecto abordado na palestra de Robson é que os ambientes adaptados podem e devem ser bonitos, isso reflete o bem estar de quem frequenta seja a pessoas com deficiência ou não. Além disso Robson apresentou algumas Leis que regulamentam a necessidade de ambientes como hotéis e restaurantes terem áreas adaptadas.

Banheiro Universal adaptado para pessoas com deficiência
A segunda palestra foi Eliana Lima e focou Orientações para Atendimento de Pessoas com Deficiência.

Eliana trouxe a plateia de forma bem descontraída dicas de como se deve portar diante de uma pessoa com deficiência, ela ressaltou que a primeira coisa a ser feita é perder o medo dessas pessoas, ela indagou que a melhor maneira é simplesmente perguntar se a pessoa precisa de ajuda e como podemos ajudá-la. 

Palestrante - Eliana Cunha e dicas importantes sobre atendimento para pessoas com deficiência




Eliana informou que a adequação dos espaços e o atendimento são fundamentais para que as pessoas com deficiência possam interagir mais com a sociedade e que a capacitação dos profissionais em atendimento é fundamental para o sucesso de algumas ações.

A seguir algumas dicas de relacionamento com pessoas com deficiência:

DEFICIÊNCIA AUDITIVA (Comunicação)

  • Acene ou toque levemente o braço da pessoa para iniciar uma conversa;
  • Fale de frente para a pessoa possibilitando uma leitura labial;
  • Se tiver com dificuldade de entender a pessoa comunique para a mesma.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Aja naturalmente ao dirigir-se a pessoa;
  • Trate-a com respeito e consideração, respeitando sua idade;
  • Não superproteja-a;
  • Ajude apenas quando ela o solicitar.
DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Sempre que abordar a pessoa, identifique-se;
  • Utilize termos como ver e olhar naturalmente;
  • Antes de se retirar do ambiente avise a pessoa;
  • Não é necessário falar alto.
Em relação ao cão guia devemos seguir as seguintes dicas: Não distraia, nem alimente e nem acaricie um cão guia, o mesmo está trabalhando. Um cão guia trabalha até dos 12 anos deidade depois ele se aposenta.

Para conhecer o maravilhoso trabalho da FUNDAÇÃO DORINA NOWILL acesso o site:

http://www.fundacaodorina.org.br/quem-somos/a-fundacao-dorina/



Nenhum comentário:

Postar um comentário