terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Turismo em SP cresce 11,7% comparado ao ano anterior

A notícia foi divulgado pelo site: http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=360555 e mostra que a cidade que era conhecida apenas pelo seu turismo de negócios agora se destaca também em outras esferas.

Abaixo a notícia:

São Paulo bateu recorde de atividade turística em 2010, estima a prefeitura
A cidade de São Paulo bateu em 2010 seu recorde de atividade turística, com crescimento de 11,7% em relação a 2009. O anúncio foi feito sexta-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) durante a abertura do São Paulo Fashion Week (SPFW), no Parque do Ibirapuera. Segundo levantamento da prefeitura, o ano fechou com recorde na faixa média de ocupação hoteleira de 68,5% - nos meses de outubro e novembro a média chegou a 98%. Para a SPTuris, a capital paulista deixou de ser um destino apenas de turismo de negócios e eventos e passou a abranger o turismo cultural.

"Hoje São Paulo é o primeiro destino turístico da América do Sul", comemorou Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, a empresa de eventos e turismo da capital paulista, ao se referir ao número de turistas recebidos na cidade. São Paulo tem hoje 410 hotéis e uma oferta de 42 mil quartos.

Com o aumento da ocupação dos hotéis, a Prefeitura detectou um crescimento de 26,6% ante 2009 na arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) apenas no setor de hospedagem e turismo, totalizando R$ 158,4 milhões. Ainda de acordo com levantamento da Prefeitura, foram criados 413 mil postos de trabalho no setor e o faturamento chegou a R$ 9,6 bilhões em 2010. Ao total, São Paulo recebeu 11,7 milhões de visitantes no ano passado, sendo 10,1 milhões de brasileiros. A média de estadia na cidade também cresceu, de 2,8 dias para 5,6 dias.

"O turista que vem a negócio ou para eventos tem algo a mais para fazer na cidade, que é essa agenda cultural riquíssima", afirmou Carvalho. O presidente da SPTuris avalia que o incremento na oferta de atividades culturais na cidade é o grande responsável pelo crescimento do setor.

"São Paulo historicamente trabalhava negócio e evento. O que aconteceu de 2005 para cá, com os museus da Língua Portuguesa e do Futebol, a Virada Cultural, os shows da Broadway, fez com que tivéssemos um novo tripé: negócio, eventos e cultura", disse Caio Luiz, na ocasião.

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