A Copa do Mundo de 2014 acabou! Alemanha campeã pela quarta vez...a pergunta agora é:
QUAL LEGADO QUE A COPA DE 2014 PODE TER DEIXADO AO BRASIL?
Vamos começar então analisando as informações da imprensa internacional que considerou que o legado deixado foi positivo. A hospitalidade e a simpatia dos brasileiros foram os pontos positivos apontados pela imprensa internacional que superou as expectativas dos estrangeiros que visitaram nosso país.
Por outro lado a imprensa internacional apontou também que a infraestrutura com muitas obras em aeroportos e mobilidade ainda foram pontos negativos. Outra questão apontada foi o que fazer com estádios construídos para o evento como os que se encontram, por exemplo, na Região Norte do país que não tem tradição forte no futebol como em outras regiões do nosso país.
Esse problema de o que fazer com os estádios após os mundiais não é apenas um problema que nós brasileiros teremos que resolver. Principalmente com os estádios de Cuiabá, Manaus e Brasilía que são considerados os principais "elefantes brancos" aqui no Brasil.
Segundo o portal G1 países como o Japão, Alemanha e África do Sul ainda tentam resolver esse embate. O Japão por exemplo, depois de sediar a Copa de 2002 tem alguns estádios sendo administrados pelo governo japonês e estão dando prejuízo com a manutenção dos mesmos. A África do Sul tem tradição no rúgbi não teve por isso que construir muitos estádios, somente adaptou alguns existentes para receber a Copa. O estádio que foi construído foi erguido na região conhecida como Green Point e o mesmo acabou virando atração turística, oferecendo visitações de terça a sábado além de servir de palco para grandes shows internacionais.
Na Alemanha, país conhecido pela sua organização impecável fez um ótimo uso de seus estádios, com destaque para o estádio da cidade de Leipzig que poderia ter tido um destino fatídico escapou graças a iniciativa privada que acabou inclusive criando um time de futebol na cidade e hoje atraí um número até expressivo de pessoas para assistir as partidas do Leipzig.
Quem sabe se seguirmos os bons exemplos dos outros países que conseguiram destinar outras opções para os possíveis elefantes brancos criados.
Outros aspectos a serem considerados vai no legado cultural. Para quem assistiu por exemplo a Copa de 2006 na Alemanha, vimos que o povo alemão não tem nada de fechado, pelo contrário são festivos e muito alegres. No Japão destaca-se até hoje a troca de culturas dentro do país e a África do Sul a maior herança, segundo os próprios, foi mesmo a elevação da auto-estima.
No Brasil o que eu espero mesmo de legado é que possamos sim ser reconhecidos pelo mundo pela nossa hospitalidade, podemos dizer que esse é sem dúvida o nosso ponto alto.
Além disso, esperamos um aumento significativa no turismo. Alemanha e o Japão ainda recolhem os efeitos do turismo com a Copa do Mundo sediada.
É um evento sim, que tem esse papel também, por isso a imagem transmitida do país para o mundo no Mundial é tão importante. Nesse quesito, conseguimos atingir nosso objetivo, o Brasil fora de campo foi muito elogiado e isso é fundamental para um aquecimento do nosso turismo.
Não vamos aqui achar que tudo fora de campo foi maravilhoso, quero registrar que tivemos sorte tudo deu certo, mas não podemos sempre contar com a sorte para nos salvar.
Sabemos que o planejamento para a realização da Copa do Mundo foi péssima, sem organização por parte do poder público que mais uma vez deixou muita coisa apenas na promessa.
Eu como professora de eventos não posso considerar a Copa do Mundo de 2014 como um exemplo de sucesso. Tivemos sim muitas coisas positivas, mas graças a nossa HOSPITALIDADE, o que acaba aliviando algumas coisas. Mas por que digo que não posso usar de exemplo, por que um evento exige responsabilidade e competência desde o seu planejamento, imaginem vocês se nosso planejamento e tudo que deixamos de fazer tivesse acontecido da forma como deveria ter acontecido...teríamos sem dúvida a melhor Copa do Mundo de todos os tempos, seríamos sim insuperáveis.
Volto a dizer aqui, tivemos sorte, pois como costumo dizer, no caso da Copa do Mundo do Brasil, o público não "percebeu" os erros acontecidos no evento.
Gosto de imaginar que se tudo que tivesse sido prometido para a Copa de 2014 fosse de fato concretizado, o legado deixado teria sido simplesmente o mais maravilhoso de todos os tempos.
Mas não sejamos aqui pessimistas, nem gosto de ser assim, ACREDITO SIM, que apesar dos pesares, saimos da Copa vitoriosos, tivemos uma fase Pré Evento complicada, mas a fase Trans Evento foi muito boa e que isso se reflita em crescimento para o nosso turismo, e que isso seja um motor propulsor para criação de mais empregos na área e consequentemente que tenhamos mais profissionais preparados para atender essa demanda futura de visitantes que vão vim ao nosso país tentar descobrir o que o brasileiro tem!
Por: Maria José Alves