sexta-feira, 11 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014

Para marcarmos o retorno do nosso blog nada melhor do que traçar aqui um panorama do que foi e do que está sendo a COPA DO MUNDO de 2014 na cidade de São Paulo.

Primeiramente devo aqui lembrar a todos que essa análise será sobre o evento Copa do Mundo e não sobre o que foi a participação da nossa seleção brasileira. É importante sabermos separarmos tais aspectos.

O Brasil até domingo agora dia 13 de Julho está sendo palco desse evento que foi foco de muitas polêmicas, desde aqueles que defendiam a sua não realização até aqueles que torciam para o seu sucesso.

Independente do uso político que o evento sofreu quero aqui trazer os aspectos que foram apontados sobre o evento.

Fonte Foto: http://www.passagemaerea.com.br/sao-paulo-turistas-copa-mundo-2014.html

O evento movimentou um número superior de turistas no Brasil do que era então esperado, houve um crescimento expressivo dos números de visitantes em todas as capitais que sediaram os jogos em particular São Paulo que é nosso quintal que acabou recebendo, segundo a prefeitura de São Paulo, cerca de 400 mil turistas superando então os 240 mil estimado. 

Segundo a São Paulo Turismo (SP Turis) informou que os visitantes estrangeiros que estavam aqui para torcer por suas seleções permaneceram por cerca de 8,2 dias e gastaram uma média de R$ 4,8 mil neste período. O estudo abordou ainda que o perfil do visitantes foram homens entre 25 e 39 anos representando cerca de 82,4% dos turistas. Entre os brasileiros, o estudo aponta que os mesmos permaneceram cerca de 4,4 dias em média e tiveram um gasto de R$ 2,2 mil no período.

A pesquisa revela que muitos entrevistados escolheram São Paulo como base para a hospedagem durante a Copa e ao todo a cidade recebeu até semana passada cerca de 347 mil turistas, sendo que desse número cerca de 121 mil foram estrangeiros, sendo que 31,7% da Argentina, 17,7% do Chile, 8% do Uruguai, 5% da Colômbia e 4,2% Estados Unidos e Inglaterra.

Os números mostram também que entre os brasileiros que visitaram a cidade a maioria veio do interior do Estado de São Paulo (78,4%), seguida pelo Rio de Janeiro (4,4%), Minas Gerais (3,6%) e Paraná (3%).

Os serviços mais utilizados pelos visitantes foram restaurantes (23,5%), compras (19,6%), idas a bares e casas noturnas (14,8%), museus (8,5%).

O metrô foi o transporte mais utilizado pelos estrangeiros e brasileiros, tendo a aprovação de aproximadamente quase 40% entre brasileiros e estrangeiros.

A pequisa foi realizada com 5.332 pessoas no perído de 12 de Junho até 30 de Junho.

Devo aqui ressaltar a importância desses números para o turismo da cidade de São Paulo que foi indiscutivelmente foi aquecida pelo evento. Sem contar com a mão de obra que foi aproveitada para o evento que permanecerá e ainda o a possibilidade de retorno de todos esses turistas à nossa cidade.

Profª Maria José Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário