quarta-feira, 16 de julho de 2014

Artigo interessante de Miriam Leitão sobre o Turismo Brasileiro

A jornalista e colunista de economia Miriam Leitão traçou um panorama muito interessante sobre o Turismo Brasileiro e sua relação com a Copa do Mundo.

Vale muito a pena dá uma lida na reportagem!

Fonte da reportagem: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/07/brasil-e-subutilizado-na-area-de-turismo-afirma-miriam-leitao.html

Fonte Foto: g1.globo.com

'Brasil é subutilizado na área de turismo', afirma Miriam Leitão

Para comentarista, ponto alto da Copa foi a receptividade dos brasileiros. Além disso, excesso de feriados prejudica faturamento das empresas.

A Copa do Mundo trouxe muito movimento e muitos desafios. O ponto alto da Copa foram os brasileiros, e isso é unânime. Você conversa com qualquer estrangeiro e ele diz isso. A maneira como o Brasil recebeu. A maneira carinhosa, receptiva, alegre, todo mundo querendo ajudar. Esse tipo de atitude do brasileiro não é forçado, é normal. A gente gosta de ser visitado. Isso foi importante.
E isso não só ajuda a imagem do Brasil, mas constrói uma chance de aumentar o turismo no futuro. E isso é muito bom. Parece que não é economia, mas é economia, porque o Brasil é um país subutilizado na área de turismo. Um país lindo e maravilhoso, cheio de oportunidades de turismo. Mas, não é muito visitado. A nossa conta de turismo, em geral, é negativa, mais brasileiros vão para fora do que ficam aqui.
Teve um problema. Alguns estrangeiros disseram que o brasileiro queria muito ajudar, mas mesmo aquelas pessoas que estavam treinadas para receber falavam pouco, ou não falavam, inglês. A lição que fica é aprender mais, ter mais investimento em treinamento em inglês. Porque inglês quanto mais gente souber, melhor. É a língua universal e tem que ser.
Respeitar prazos aumenta a credibilidade do Brasil
Outra coisa que ficou de lição: não precisa deixar esse sufoco para a última hora. Acabar colocando o último prego, na última obra, no último minuto. A gente tem que respeitar os prazos, porque isso aumenta a credibilidade do Brasil para receber grandes eventos. A gente quer receber não só a Copa do Mundo de 2014. A gente quer receber outros eventos internacionais, já temos um marcado.
Então, a gente tem que aprender com isso. Em vez de ficar dizendo que foi tudo maravilhoso, não foi. Teve muita coisa que não funcionou. E teve coisa que funcionou só em situações artificiais. Por exemplo, ter que suspender atividades produtivas e estudantis para que o trânsito não desse um nó muito grande, é artificial.
Você não pode parar um país porque tem um evento. O evento tem que caber dentro do país. Isso é uma questão que fica para o próximo. A gente não precisa ter tanto feriado como teve, porque isso bate na economia. Tem um faturamento menor nas empresas e isso é ruim, principalmente em um ano que o Brasil está crescendo tão pouco.

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