A passagem do Presidente americano Barack Obama rendeu uma promessa, os Estados Unidos ajudará o Brasil na organização da Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
Abaixo a notícia.
Fonte:
http://www.copa2014.org.br/noticias
Barack Obama promete ajuda na organização da Copa e Olimpíada
Brasil e EUA assinaram protocolo de intenções para cooperação nos megaeventos
Os Estados Unidos cooperarão com o Brasil na organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, segundo um memorando de intenções assinado neste sábado (19), por conta da visita do presidente Barack Obama ao país. O presidente do país falou sobre o assunto em discurso no Palácio do Planalto:
"Na medida em que o Brasil se prepara para receber a Copa e a Olimpíada, estamos assegurando que as empresas americanas tenham papel fundamental na troca de informações e tecnologia, além de participar na construção infraestrutura para os dois eventos."
O documento assinala que os norte-americanos, que organizaram a Copa em 1994 e os Jogos pela última vez em 1996, em Atlanta, fornecerão ao Brasil sua experiência nas áreas de planejamento, desenvolvimento estratégico, infraestrutura, segurança, apoio ao turismo e "projetos comerciais para benefício de toda a população em qualquer nível da sociedade, de forma ambientalmente sustentável".
A cooperação inclui visitas a cidades dos EUA que organizaram grandes eventos esportivos internacionais, a promoção das associações público-privadas, missões comerciais nos dois países e capacitação de mão de obra mediante programas como a aprendizagem da língua inglesa.
Segundo o memorando, tanto o Mundial quanto a Olimpíada representam "uma oportunidade para contribuir para o fortalecimento, a prosperidade e a diversidade da economia brasileira" e deixarão como legado "benefícios esportivos, sociais, culturais e educativos".
Nesse sentido, o documento assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e pelo embaixador americano no país, Thomas Shannon, afirma que esses eventos são também uma oportunidade para "promover a eliminação da discriminação racial e étnica, os avanços da mulher, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental".
Barack ainda falou com bom humor a respeito da vitória do Rio de Janeiro no pleito para 2016 - na ocasião, a cidade de Chicago, base política de Obama, estava no páreo:
- O Brasil vai sediar importantes eventos esportivos e queremos participar. Mas ainda me dói e isso eu já falei antes, pois o Lula me venceu naquela disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário